terça-feira, 5 de março de 2013

Como funciona o Karma?



               Recebi um e-mail em que a pessoa que enviou (que não vou dar a conhecer, por razões éticas), me remeteu a um link na Internet que afirma que o Bispo Edir Macedo é bilionário.
O link que recebi é este:
E essa pessoa além de citar o link pergunta: Por que será que Deus permite isso?
Em minha modesta opinião Deus não permite, nem admite, nem deixa de permitir, nem demite.
Lembrei-me então de uma antiga aula que dei sobre Karma nos tempos em que trabalhava como Instrutor de Yoga em minha juventude.
O Karma se apresenta em dois ângulos, o ângulo do AGENTE (Aquele que faz a ação) e o ângulo da AÇÃO QUE É FEITA.
A maioria das pessoas quando analisa o Karma só leva em conta o fator Agente, não o fator Ação.
O fator Agente tem tudo a ver com os valores éticos dos atos praticados e aquele que não age de forma ética vai ser pego pelo Karma de maneira inexorável.
Mas essa maneira inexorável não segue o tempo dos homens (Cronos), segue o tempo de Deus (Kairós).

               Em termos do Budismo isso está muito bem explicitado no Dharmapada (também conhecido como Dammapada no dialeto Pali), uma das escrituras que mais prezo no Budismo e que venho traduzindo fazem dez anos aproximadamente, para me ajudar em meu trabalho na Ordem Niskama Karma.
O Dharmapada é uma obra muito interessante pois foi escrita em versos gêmeos prevendo que com o tempo seus ensinamentos seriam deteriorados e que com os versos gêmeos, ficaria mais fácil seguir os significados ensinados.
               O primeiro e o segundo versos, tratam do mesmo assunto (visto serem gêmeos) apresentando argumentação que embora pareça antagônica prime facie na realidade apenas complementa a ideia expressa:

"A roda segue a pata do boi que puxa o carro, da mesma forma que o bem segue aquele que o pratica. A roda segue a parta do boi que puxa o carro, da mesma forma que o mal segue aquele que o pratica."

Esses versos são inexoráveis e resumem tudo que realmente importa e precisa ser aprendido quanto ao Karma.
Note bem que a roda não passa no mesmo lugar que a pata do boi, no mesmo período de tempo.
Há um delay entre o momento que passa a pata do boi e um próximo momento (que não ocorre ao mesmo tempo) em que a roda do carro irá passar por lá.
Mas é fácil de prever que se o carro está atado ao boi é inevitável que isso ocorra, ou seja, a roda vai passar por lá em um próximo momento e a Gestalt do Karma se fechará e o Karma será cumprido.
               Como isso não ocorre de maneira concomitante ouso afirmar que não ocorre no tempo dos homens (Cronos), mas fatalmente ocorre no tempo de Deus (Kairós).

               Quanto ao Karma da AÇÃO QUE É FEITA, os efeitos são semelhantes, embora de natureza diversa visto que focados em um ângulo completamente diferente.
Ou seja, se o cidadão A é um criminoso e mata alguém para roubar recursos financeiros, vai pagar pelo ato que fez, em termos do Karma do Agente, no tempo de Deus (Kairós).
               Mas se enquanto isso não acontece ele investir o dinheiro que roubou e obtiver lucros, isso mostra apenas que A AÇÃO QUE ELE FEZ resultou em consequências (Karma) e que essas consequências foram boas porque a ação feita foi correta.
               Note bem que se a ação feita com o dinheiro foi correta a consequência será boa, independente da origem do dinheiro ser correta ou não.
               Para compreender bem isso é preciso entender que as coisas materiais não oferecem consequências a ação dos homens é que gera consequências.


               Perceba este exemplo: a beladona é uma plantinha que possui um veneno fortíssimo (daí ser chamada “mulher bela” que é um nome irônico, em italiano para a morte), mas essa plantinha vive na natureza sem fazer mal a ninguém.
               Embora a ingestão de apenas uma folha dessa planta possa ser fatal, a parte mais tóxica é a raiz.
               Ou seja, dizendo de outra forma, a toxicidade da Beladona não faz mal à planta e sim apenas aos que consomem suas folhas e raízes, suas bagas são utilizadas em vários medicamentos e produtos de beleza, pois possuem atropina que é um elemento útil quando utilizado no preparo de narcóticos utilizados na medicina.

               Explicando de outra forma: existem fofocas na Internet que afirmam que o Bispo Macedo está com câncer e algumas pessoas vêm nisso uma espécie de "justiça divina" a desmandos atribuídos ao bispo.
               Em primeiro lugar é preciso que tenhamos o bom senso de não julgar ninguém, como tão bem nos ensinava o Chico Xavier e nem temos meios de julgar o Bispo pois o que sabemos a respeito dele é o que a mídia nos permite saber e se de algo sabemos é que a mídia é tendenciosa.
               Pelo que sei a Dra. Eunice Higuchi que é a médica do Macedo afirma que pouca gente da idade do Bispo está em melhores condições físicas.

               A questão aqui é o julgamento e não o Karma.
               Deus não julga e nem condena ou premia ninguém.
               Ele não precisa fazer isso, pois criou Leis Perfeitas e essas Leis regem todo o Universo inclusive os atos humanos.
               As Leis Perfeitas de Deus, conhecidas na Física humana, como Leis Naturais ou Leis da Natureza (que é o significado de "Física" em grego) é que determinam nosso Karma e cada ato que praticamos gera consequências proporcionais à ação que é feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário