quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Estar no presente

Parar de pensar é ter consciência.  Quando estamos conscientes não estamos pensando.  Quando estamos pensando perdemos a consciência.  Fritz Perls o pai da moderna Gestalt costumava dizer que só sofremos quando estamos no mundo da fantasia.  Estar no mundo da fantasia implica em PENSAR no passado ou PENSAR no futuro.  Sair do mundo da fantasia implica em VIVER no presente.  O monge Zen ocupa seu pensamento com a consciência das ações que ele pratica.  Suponhamos que ele vá preparar uma salada de tomates.  Enquanto ele caminha para a cozinha do templo ocupa sua mente na percepção do ato de caminhar (não é preciso pensar para caminhar, você o faz instintivamente, a menos que seja um bebê e esteja aprendendo a caminhar).  Quando pega os tomates e a faca, ele se conscientiza de estar pegando os tomates e a faca, ao invés de racionalizar a respeito.  Enquanto fatia os tomates, ele apenas está fatiando os tomates, com toda a sua consciência ao invés de ficar conjeturando a respeito. Não se trata de pensar, ou de conjecturar, ou analisar e sim de ter consciência, ou seja a percepção da presença naquele momento e naquele lugar.  Daí os iluminados utilizarem a expressão awareness e não apenas conscience.  Até porque uma coisa não pode ser percebida se não estiver presente aquele que a percebe.  Dai Schopenhauer afirmar que uma arvore que desaba na floresta não faz barulho algum pois não há ninguém lá para ouvir. Awareness é a consciência de estar presente sem a elocubração do juizo de valor.  Você simplesmente está presente e isso não é bom nem mau, não é preciso julgamento, análise, classificação nem busca de padrões. Apenas ser.  Estar (presença) no presente não implica em juizo de valor, estar (pensar pois é impossível estar lá) no passado ou no futuro é algo vazio pois não tem a sua presença e só é possível com juízos de valor.  Eu lhe pergunto.  Você notou que quando o amanhã chega é hoje?  O amanhã não existe nem o passado, o que existe é o presente, mas só se você estiver aqui e agora, ou seja, se você parar de pensar e cultivar a consciência do estar aqui e ser (awareness).

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Teilhard Chardin disse o que era preciso

Esta bela frase do Teilhard Chardin resume tudo e está aqui graças à gentileza do Frederico Etienne Barros Rocha que a publicou no Facebook.


domingo, 19 de agosto de 2012

domingo, 12 de agosto de 2012

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Esqueça e caminhe em frente.


Esta ilustração com um dos maravilhosos pensamento do Chico foi obtida graças à Maria Lúcia do Facebook.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Curso sábado dia 04/08/2012


SOROCABA E REGIÕES!!!!!
Queridos!!!
Veja abaixo o que será discutido neste sábado... IMPERDÍVEL!!!
SÁBADO À TARDE!!! 04.08.2012 ....
(somente um sábado à tarde por mês..)
CURSO ESEK 03 - EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - VISTO PELAS LEIS NATURAIS...

COM
PROFS. MARCO NATALI
e
PEDRO GARCIA

Mande este convite para seus amigos e colegas de estudo....

conceitos básicos serão reapresentandos continuamente!!!


Sábado!!! 04.08.2012

HORÁRIO: DAS 14h00m às 18h00m (com coffee break)


Local: FINACURSOS - EDUCAÇÃO CONTINUADA

Rua Luis Gama, 194 - Bairro V. Carvalho
SOROCABA - SP
Nivaldo Severino
e-mail: contato@finacursos.com.br
tel. (015) 3014-0273

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO KARDEQUIANO: COMO ENTENDER – COMO ESTUDAR – COMO ENSINAR
ESEK 03 – SEGUNDO ESTÁGIO – COMO ESTUDAR
MÓDULO 07
TEMAS 13 e 14  – INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS: A ERA NOVA. (I) (II)

OBJETIVO – DISCUTIR ALGUNS CONCEITOS QUE FAZEM PARTE DE COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS QUE KARDEC USA COMO EXEMPLO EM SEUS TEXTOS.

No livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo” Kardec usa como exemplo diversos tipos de comunicações provenientes de diferentes Espíritos com o objetivo de mostrar três coisas importantes: Primeiro, que a maneira de pensar desses Espíritos está, em parte, afinada com alguns conceitos do espiritismo, mesmo que em outros pontos de vista, principalmente históricos, religiosos, filosóficos e científicos deixem a desejar. Segundo, que muitos dos princípios que formam a doutrina espírita eram  de conhecimento deles, porque vinham da cultura francesa do passado. Terceiro, que a maioria das comunicações tomadas como exemplo de suas dissertações é de autoria de Espíritos que foram personagens eminentes do catolicismo francês do passado. Nessa aula serão discutidas em detalhes esses três objetivos usados por Kardec.



HORÁRIO: DAS 14h00m às 18h00m (com coffee break)

Um grande e forte abraço, um excelente e feliz dia e estaremos te aguardando no sábado!!
HELENA SIZUKA

IPECE
*    administrativo@ipecesp.org.br
:     http://www.ipecesp.org.br/

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Uma solução para este mundo.

O texto a seguir, de autoria de nosso querido Chico, foi obtido graças à gentileza do meu amigo Rony Camargo: