sábado, 28 de abril de 2012

Obrigado pelos parabéns

Ontem foi o meu aniversário e recebi alguns e-mails de parabéns diretamente, ou através do Orkut e do Facebook.
Agradeço a todos que me parabenizaram e transcrevo algumas das mensagens recebidas a seguir:

Parabéns!

A vida é um dom precioso recebido de Deus e deve ser também uma linda festa! 
Por isso, com muito amor, paz e alegria, abrace o amanhecer de cada dia que se desponta. 
Respire profundamente o ar puro de cada manhã e dê graças ao Senhor pela vida que transborda em você e ao seu redor.
Afinal, hoje é o seu aniversário! 
E eu te desejo muitas felicidades e muitos anos de vida na presença de Jesus!
Aldo G. Barbosa.

Sua presença é um presente para o mundo.
Você é único e não existe ninguém igual a você.
Sua vida pode ser o que você quer que ela seja.
Viva os dias, apenas um de cada vez.
Conte suas bênçãos, não seus problemas.
Você os superará venha o que vier.

Dentro de você há muitas respostas.
Compreenda, tenha coragem, seja forte.
Não coloque limites em si mesmo.
Muitos sonhos estão esperando para serem realizados.
As decisões são muito importantes para serem deixadas ao acaso.
Alcance seu máximo, seu melhor e seu prêmio.
Nada consome mais energia do que a preocupação.
Quanto mais tempo se carrega um problema, mais pesado ele fica.
Não leve as coisas tão a sério.
Lembre-se que um pouco de amor dura muito.
Lembre-se muito disso: dura para sempre.
Lembre-se que a amizade é um investimento sábio.
Os tesouros da vida são as boas amizades que cultivamos.
Perceba que nunca é tarde demais.
Faça coisas simples de uma forma simples.
Tenha saúde, esperança e felicidade.

Encontre tempo para Deus, e lembre-se que Ele é quem te ergue
e fortalece.E nunca esqueça, o quanto você é especial...

PARABÉNS E MUITAS FELICIDADES!!! SHALOM 
Marina Tudo Deus

Prezado Mestre Marco Natali, desejo-lhe neste dia especial muita garra para sustentar os muitos e muitos anos que ainda virão na sua trajetória. Parabéns muita saúde, paz, harmonia e muito sucesso!!!!
Rogério Santos

Prezado mestre MARCO,que a harmonia e a paz estejam em seus passos.Que todos seus sonhos se tornem realidade,de acordo com seu grau de merecimento,muita saude,paz,amor,e conquistas ainda maiores.Parabéns,e que a luz do cristo vivo continue a iluminar sua jornada.Obrigado por ter nos inspirado a conhecer sua maravilhosa arte, obrigado por seus livros que influenciaram uma geração e continuam a nos encantar.Para mim,do fundo do coração,voce será um eterno mestre.Abraços.
Giovanni Santos 

Grande Mestre, Feliz Aniversário, que sua luz continue sempre brilhando, lhe trazendo alegrias e felicidades, comemore seu dia Mestre recebendo meu abraço fraterno, Deus, nossa Força Maior lhe abençoe sempre.
Tin Si

terça-feira, 24 de abril de 2012

Exortação à vida interior

Imitação de Cristo
Tomás de Kempis


II. EXORTAÇÕES À VIDA INTERIOR


4. Da mente pura e da intenção simples

Com duas asas se levanta o homem acima das coisas terrenas: simplicidade e pureza. A simplicidade há de estar na intenção e a pureza no afeto. A simplicidade procura a Deus, a pureza o abraça e frui. Em nenhuma boa obra acharás estorvo, se estiveres interiormente livre de todo afeto desordenado. Se só queres e buscas o agrado de Deus e o proveito do próximo, gozarás de liberdade interior. Se teu coração for reto, toda criatura te será um espelho de vida e um livro de santas doutrinas. Não há criatura tão pequena e vil, que não represente a bondade de Deus.

Se fosses interiormente bom e puro, logo verias tudo sem dificuldade e compreenderias bem. O coração puro penetra o céu e o inferno. Cada um julga segundo seu interior. Se há alegria neste mundo, é o coração puro que a goza; se há, em alguma parte, tribulação e angústia, é a má consciência que as experimenta. Como o ferro metido no fogo perde a ferrugem e se faz todo incandescente, assim o homem que se entrega inteiramente a Deus fica livre da tibieza e transforma-se em novo homem.

Quando o homem começa a entibiar, logo teme o menor trabalho e anseia as consolações exteriores.Quando, porém, começa deveras a vencer-se e andar com ânimo no caminho de Deus, leves lhe parecem as coisas que antes achava onerosas.



Texto gentilmente enviado pelo Fernando.

Manter a alegria



Mantém a alegria. Às vezes, pensas ser impossível manter a alegria porque tens muitos problemas que te prendem  a atenção e não dão espaço para sorrisos.
No entanto, sê alegre conforme as circunstâncias. Assim, nos instantes de problema e busca de soluções, usa de uma alegria amena; nos de dor, de uma alegria silenciosa e paciente; nos de decisão, de uma alegria firme; nos de reflexão, de uma alegria de expectativa; nos de urgência, de uma alegria ativa; nos de exaltação, de uma alegria vibrante; nos de prece, de uma alegria divina.
Nunca percas a alegria. Manter constante alegria é preservar o Espírito de Deus no coração.(lourival lopes)

Gentil contribuição enviada pela Rosângela Athanasio

terça-feira, 17 de abril de 2012

Um recado de BILL COSBY.


Bill Cosby é o maior comediante norte-americano. Seu programa na TV tem mais de 30 anos. É OBSERVADOR SATÍRICO DA POLÍTICA E DOS ACONTECIMENTOS.  SABE O QUE FALA. 
 "Tenho 74 anos e estou cansado"

   Tenho 74 anos. E com exceção de breve período na década de 50 quando fiz o meu serviço militar, tenho trabalhado duro desde que eu tinha 17 anos, fora o tempo de alguns graves desafios de saúde. Tinha 50 horas por semana e não caí de doente em quase 40 anos. Tinha um salário razoável, mas eu não herdei o meu trabalho ou o meu rendimento, e eu trabalhei para chegar onde estou. Dado o estado da economia, parece que a reforma foi uma má idéia. E estou cansado. Muito cansado.
      Estou cansado de que me digam que eu tenho que "espalhar a riqueza" para as pessoas que não tenham a minha ética de trabalho. Estou cansado de que me digam que o governo fica com o dinheiro que eu ganho, pela força se necessário, para dá-lo a pessoas com preguiça para ganhá-lo.
      Estou cansado de que digam que o Islã é uma "religião da paz", quando todos os dias eu leio dezenas de histórias de homens muçulmanos matar as suas irmãs, esposas e filhas para "honra" da família; de tumultos de muçulmanos sobre alguma ligeira infração; de muçulmanos a assassinar cristãos e judeus porque não são"crentes"; de muçulmanos queimando escolas para meninas; de muçulmanos apedrejando adolescentes vítimas de estupro, até a morte, por "adultério"; de muçulmanos a mutilar o genital das meninas, tudo em nome de Alá, porque o Alcorão e a lei Sharia diz para eles o fazerem.
  
Estou cansado de que me digam que em nome da "tolerância para com outras culturas" devemos deixar a Arábia Saudita e outros países islâmicos usarem o nosso dinheiro do petróleo para financiar mesquitas e escolas 'madrassa' islâmicas para pregar o ódio na Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, enquanto que ninguém desses países está autorizado a fundar uma sinagoga, igreja ou escola religiosa na Arábia Saudita ou qualquer outro país islâmico, para ensinar amor e tolerância ..
  
Estou cansado de que me digam para eu  baixar o meu padrão de vida para lutar contra o aquecimento global, o qual não é sequer permitido debater...
 
Estou cansado de que me digam que os toxicodependentes têm uma doença, e eu tenho que ajudar no apoio e tratá-los, pagar pelos danos que eles fazem. Acaso foi um germe gigante, a sair correndo de um beco escuro, agarrá-los, e enchê-los de pó branco pelo seu nariz ou enfiar uma agulha em seu braço enquanto eles tentavam combatê-lo?!

Estou cansado de ouvir ricos atletas, artistas e políticos de todas os partidos falarem sobre os seus erros inocentes, erros estúpidos ou erros da juventude, quando todos sabemos que o eles pensam é que os seus únicos erros foi terem sido apanhados.

Estou realmente cansado de pessoas que não assumem a responsabilidade pelas suas vidas e ações. Estou cansado de ouvi-los culpar o governo, a discriminação, a economia e a falta de equidade social  -  de facto, eles não durariam muito mais numa sociedade de verdadeira equidade social...  
Eu também estou cansado e farto de ver homens e mulheres jovens e adolescentes serem "doca" de tatuagens e pregos na face, tornando-se não-empregáveis e reivindicando dinheiro do governo, como se de um direito se tratasse.  
Sim, estou muito cansado. Mas também estou feliz por ter 74 anos .. Porque não vou ter de ver o mundo nojento que essas pessoas estão preparando. Eu só estou triste por minha neta e os seus filhos.
Graças a Deus, estou no caminho de saída e não no caminho de entrada...  

Envie link deste Blog a seus amigos, ajude-nos em nossa tarefa de abrir os olhos das pessoas e ensinar o que merece ser aprendido.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

EU NÃO CONSIGO


O Enterro do Não-consigo


(CHICK MOORMAN)


Enterrando os "não consigo"

Esta história foi contada por Chick Moorman, e aconteceu numa escola primária do estado de Michigan, Estados Unidos.

Tomei um lugar vazio no fundo da sala e assisti. Todos os alunos estavam trabalhando numa tarefa, preenchendo uma folha de caderno com idéias e pensamentos.

Uma aluna de dez anos, mais próxima de mim, estava enchendo a folha de "não consigos".

"Não consigo fazer divisões longas com mais de três números." "Não consigo fazer com que a Debbie goste de mim."

Caminhei pela sala e notei que todos estavam escrevendo o que não conseguiam fazer. "Não consigo fazer dez flexões.", "Não consigo comer um biscoito só."

A esta altura, como a atividade despertara minha curiosidade, decidi verificar com a professora o que estava acontecendo e percebi que ela também estava ocupada escrevendo uma lista de "não consigos". Observando tudo, eu me perguntava por que estavam trabalhando com negativas, em vez de escrever frases positivas...

Os estudantes escreveram por mais dez minutos. A maioria encheu mais de uma página.

Depois de algum tempo os alunos dobraram as folhas ao meio e as colocaram numa caixa de sapatos, vazia, que estava sobre a mesa da professora.

Quando todos os alunos haviam colocado as folhas na caixa, Donna, a professora, acrescentou as suas, tampou a caixa, e saiu pela porta do corredor.

Os alunos a seguiram.

Logo à frente ela pegou uma pá. Depois seguiu para o pátio da escola. Ali começaram a cavar. Quando a escavação terminou, a caixa de "não consigos" foi depositada no fundo e rapidamente coberta com terra.

Trinta e uma crianças de dez e onze anos permaneceram de pé, em torno da sepultura recém cavada.

Donna então fez uma pequena oração: "Amados, que a expressão não consigo possa descansar em paz e que todos os presentes possam retomar suas vidas e ir em frente na sua ausência. Amém."

Ao escutar a oração entendi que aqueles alunos jamais esqueceriam a lição.

A atividade era simbólica: uma metáfora da vida. O "não consigo" estava enterrado para sempre.

Logo após, a sábia professora encaminhou os alunos de volta à classe e promoveu uma festa. A festa da libertação.

Depois disso, nas raras ocasiões em que um aluno se esquecia e dizia "não consigo", Donna simplesmente sorria e o aluno então se lembrava que "não consigo" estava morto e reformulava a frase.

Eu não era aluno de Donna. Ela era minha aluna. Ainda assim, naquele dia aprendi uma lição duradoura com ela. Agora, anos depois, sempre que ouço a frase "não consigo", vejo imagens daquele funeral da quarta série. Como os alunos, eu também me lembro de que "não consigo" está morto.

Texto gentilemente enviado pela psicologa LUCIANA GATTI

segunda-feira, 9 de abril de 2012

O que entendo por Probidade, Retidão, Lealdade e Justiça?

PROBIDADE: Como qualquer qualidade ética, é uma virtude e como tal, tem que ser demonstrada na prática. É como um livro, na estante não tem valor algum, quando aberto lido e estudado dele se obtém valor. Portanto, a meu ver não existe probidade como valor moral, existe sim probidade na prática, nos atos, no comportamento. Para mim há probidade quando você demonstra integridade, honestidade e comportamento justo em seus atos. Uma pessoa que tenha valores morais e éticos mas os preserve para si, sem demonstrá-los em seus atos, não está sendo proba. Não existe virtude “de estante”, só existe virtude na prática.
RETIDÃO: A retidão já pressupõe um juízo de valor. Uma coisa é reta em relação a que? Ou seja, a retidão no caso do caráter, tem que ter um parâmetro socialmente aceito. Para saber se é reto, tem que se adequar aos padrões que a sociedade julga aceitáveis. Só haverá retidão se o seu comportamento estiver adequado e aceitável segundo os padrões sociais pois a atribuição de uma valor precisa ser estabelecida em termos comparativos. O que é reto e torto? Apenas a comparação entre ambos oferece a possibilidade de avaliação. Isto faz da retidão um assunto a ser examinado mais profundamente pela Ética pois os valores sociais estão em contínua mudança e perpétua evolução. O que é considerado moral em um país pode ser imoral em outro. Já que os padrões aceitos passam por ciclos evolutivos, ser reto é estar continuamente examinando os propósitos das ações de acordo com a ética e moral vigente em determinado momento histórico. Vai daí que a retidão se destaca e é mais difícil que a probidade pois exige atualização em seus valores. Diante deste ângulo a probidade pode ser uma qualidade particular, privada, individual, mas a retidão sempre exigirá o exame dos valores sociais vigentes portanto é pública, coletiva, grupal, pelo menos no que tange à avaliação de seus valores precípuos.
LEALDADE: Para mim lealdade significa vestir a camisa e honrar as cores da instituição a que você representa. Exige um ato inicial ético e decisório. Antes de vestir a camisa você tem que se questionar se a instituição a que você está escolhendo pertencer se coaduna com o nível de retidão e probidade que você se impõe. Caso contrário não seria ético pertencer às suas fileiras. Além do que demonstrar lealdade ao mal e ao incorreto não é ser ético. Lealdade é também somar forças, cooperar, atuar em grupo, manter-se em sintonia com o objetivo da instituição. Um exemplo histórico é o protestantismo. Existem pessoas que pensam que os “protestantes” eram pessoas externas à Igreja Católica que se opunham às práticas dessa Igreja. Ledo engano. Os protestantes eram as maiores sumidades teológicas da Igreja Católica que se opuseram à venda de indulgências, que foram instituídas com o objetivo imoral de amealhar bens materiais para a construção das instalações físicas da Igreja em Roma. Como reagiu a Igreja aos que protestaram diante das práticas imorais que adotava? Matou alguns desses padres, excomungou outros e perseguiu os restantes. Foi então que foi cunhada a expressão “protestante” e passado ao povo uma noção incorreta de que eles seriam inimigos da Igreja e de Deus, quando na realidade eles estavam demonstrando lealdade às escrituras e à Igreja enquanto instituição que (pretensamente pelo menos) representava a vontade de Deus. Observe que essas sumidades teológicas que “protestaram” diante dos atos imorais da Instituição que representavam estavam sendo probas e demonstrando caráter, mas a retidão delas foi questionada pois os valores imorais da Igreja dessa época eram institucionais e isso colocava em cheque a lealdade desses padres. Como se vê há uma dubiedade no que poderia ser considerada RETIDÃO por essa Igreja e essa dubiedade serviu de parâmetro para a avaliação do que seria lealde segundo os padrões imorais estabelecidos à época.
JUSTIÇA: Está aqui uma tarefa inglória. A justiça deveria ser a manutenção do “estado de direito” em que todos sejam considerados pelos mesmos valores e onde não haja acepção de pessoas. Eu disse e grifei deveria ser, pois raramente tal se dá na prática. O que se vê é dois pesos e duas medidas. Cito um exemplo pessoal. Um supermercado ao lado de minha casa está executando uma obra faraônica de ampliação de instalações. No decorrer da obra solaparam a terra que havia sob minha casa e aconteceram trincas, pisos que cederam e abalo de toda a estrutura da casa. Como moro em um condomínio a própria síndica chamou a Defesa Civil. A Defesa Civil compareceu ao local examinou o caso, tirou fotos, foi conversar com o proprietário do Supermercado LG em Sorocaba, à Rua Humberto de Campos no Jardim Zulmira (que é um político influente em nossa cidade). O que fizeram? O que se esperava deles é que embargassem a obra pois estava ferindo meus direitos. Mas não. Não fizeram nada contra o supermercado, apenas me deram duas intimações alegando que o piso externo de minha casa não estava seguro e que eu estava proibido de transitar por ali. Um advogado me aconselhou a ir à delegacia lavrar um Boletim de Ocorrência e a chamar os jornais para que fizessem uma reportagem a respeito. Quanto ao Boletim de Ocorrência o escrivão disse que não poderia lavrá-lo. Perguntei o porquê e ele disse que era uma questão que nada tinha a ver com a vara criminal. Falei que minha casa estava desabando e ele perguntou se alguém havia morrido. Quando disse que não ele disse: “- Se ninguém morreu, não é crime.” Quanto aos jornais, todos se recusaram a vir alegando que era ano eleitoral e que o dono do mercado era um político importante que recebia o apoio do jornal. Mas um dos jornais (outro) veio e tirou fotos, anotou meu depoimento, copiou as intimações da Defesa Civil e prometeu que publicaria a matéria na edição do dia seguinte. Nada foi publicado. Quando argüido a respeito o repórter se esquivou mencionando que o chefe de redação havia proibido a matéria e, à socapa me disse confidencialmente: “- Razões políticas, o senhor entende? Sabe como é, é ano eleitoral!” Ou seja, pelo menos em nosso país, há a justiça de fato e a justiça de direito. Embora pelo direito eu tivesse direito que se fizesse justiça, de fato o que aconteceu foi o oposto. Mas, em termos de definição apenas: Justiça é o meio pelo qual se consegue que o direito de todos seja respeitado e que não havendo discriminação entre as pessoas se instale o estado de direito. Quanto aos advogados, nenhum quis defender a minha causa pois os rendimentos daí provenientes não seriam substanciais o suficiente para serem considerados justos... Depois de muita conversa com o mestre de obras, pelo menos colocaram terra no buraco e uma pequena massa de cimento por cima.  Mas o Mestre de Obras foi demitido.  Procurei o proprietário do Supermercado LG, Sr. Lazaro de Godoy, candidato às próximas eleições e ele me prometeu completar a obra (falta muito pouco é trabalho de um dia se um só operário for habilidoso), mas não cumpriu sua palavra.  Em consequência disso, não posso usar o fogão (que está no meio de minha sala) há mais de um mês.
Não, não vivenciei em toda a minha vida (quase 62 anos) nenhuma situação que considere como demonstração clara de integridade de caráter, visto que não considero devolver trocos a mais, ligar para alguém que esqueceu a carteira, como demonstração CLARA de integridade de caráter. Acho esses, fatos corriqueiros e deveriam ser tão triviais à nossa natureza que não se constituiriam exceção e nem seriam julgados de competência para atestar integridade de caráter. 
Como encontrar a opção melhor e mais vantajosa para o bem comum? Visto que considero que as virtudes éticas só serão conquistadas com educação e exemplos, acho que a melhor opção continua sendo ensinar ética às crianças desde o berço e colecionar exemplos a respeito pois a única forma de aprender é o exemplo Exemplum docet. Enquanto a Ética continuar sendo ensinada apenas nos bancos universitários, não avançaremos um centímetro em direção à redenção ética de nossa sociedade e como tal não haverão vantagens ao bem comum.

sábado, 7 de abril de 2012

Páscoa - momento de reflexão

Páscoa significa renascimento, renascer.
Desejo que neste dia, em que nós cristãos,
comemoramos o seu renascimento para a vida eterna,
possamos renascer também em nossos corações.
Que neste momento tão especial de reflexão
possamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças.
Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais,
porque perderam a fé em um novo recomeçar,
pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir.
Não nos deixe esquecer
que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho,
tú estás conosco em nossos corações,
porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti,
você jamais o faz.
Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai
e pela humanidade,
que muitas e muitas vezes esquece disso.
Esquecem de ti e do teu sacrificio
Quando agridem seu irmão,
Quando ignoram aqueles que passam fome,
Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação,
Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo,
Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso,
um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor.
Jesus...
Conceda-me a graça de ser menos egoísta,
e mais solidário para com aqueles que precisam.
Que jamais esqueça de ti e de que sempre estarás comigo
não importa quão difícil seja meu caminhar.
Obrigado Senhor,
Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter.
Por minha vida e por minha alma imortal.
Obrigado Senhor!



Texto gentilmente enviado por Rosângela Athanasio